how to make gifs

Ultimas Notícias:

Cidades

NOTÍCIAS POLICIAIS

MUSICA

ENTRETENIMENTO

FOTOS DE NHAMUNDÁ

Boneca Ritxoko chama atenção no Amazontech 2012, em Macapá



A Secretaria de Estado da Cultura levou uma mostra da Exposição Ritxoko para um dos maiores eventos de negócios e artesanatos da região Norte do Brasil, o Amazontech 2012, que aconteceu na última semana no Complexo Meio do Mundo, na cidade de Macapá, Amapá.

A exposição, com 50 peças da boneca, ocupou um espaço nobre no Empório de Artesanato reunindo peças artesanais com retratos da identidade cultural de nove estados da Amazônia Legal, (Amapá, Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso).

A mostra recebeu a monitoria do coordenador de artes visuais da Secult, Antônio Netto, que falou do sucesso da exposição. “Esta foi uma oportunidade de pessoas do Brasil todo conhecerem mais do cotidiano e da cultura do povo Karajá. Todos ficaram encantados com a sabedoria e o modo de fazer da boneca, que ganhou o título de patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan”, explicou Netto.

A boneca Karajá (Ritxoko) é inconfundível pela concepção estética de modelagem e pintura próprias do povo Karajá. Com base no estudo da Ritxoko, a partir de seus processos de produção material e simbólica, ela foi registrada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no dia 25 de janeiro de 2012, em Brasília.
Foto: Antônio Netto  /  Fonte: Jarlene Souza

OBRIGADO PELA VISITA!