how to make gifs

Ultimas Notícias:

Cidades

NOTÍCIAS POLICIAIS

MUSICA

ENTRETENIMENTO

FOTOS DE NHAMUNDÁ

Lula disse, em depoimento à PF, que não indicou diretores da Petrobras

Foto/divulgação
O Supremo Tribunal Federal liberou na sexta-feira (18) o conteúdo do depoimento do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato.
O ex-presidente Lula foi ouvido no inquérito da Lava Jato, que apura se foi mesmo montada na petrobras uma organização criminosa envolvendo políticos e fraudes nas licitações da estatal. Lula não é investigado. o depoimento dele foi autorizado pelo ministro Teori Zavascki na condição de informante.
No depoimento, de nove páginas, o ex-presidente disse que não participava do processo de escolha dos dirigentes da Petrobras, que os nomes dos indicados eram levados pelos partidos por ministros de Estado. Um deles era o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que foi preso pela Operação Lava Jato.
Lula também negou ter discutido com integrantes do Partido Progressista a permanência de Paulo Roberto Costa na diretoria da Petrobras.
O ex-presidente reconheceu que tinha relação de amizade com o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que também está preso. Mas disse que não acredita que João Vaccari Neto recebesse para o partido um percentual de contratos firmados na Petrobras.
Ele também disse que não acredita que ricardo pessoa, dono da construtora UTC e também delator da Lava Jato, tenha repassado valores a Vaccari, como o empreiteiro afirmou em depoimento.
Para Lula, essa afirmação foi feita para que Ricardo Pessoa obtivesse benefícios por meio da delação premiada.
Lula contou ainda que conheceu o empresário José Carlos Bumlai, também preso recentemente, em dois mil e dois em uma fazenda dele.
Ele reconheceu que tem com ele uma relação de amizade e que algumas vezes Bumlai se hospedou na Granja do Torto, residência oficial da presidência, mas nunca no Palácio da Alvorada. No entanto, disse que nunca tratou com o empresário sobre a contratação de um empréstimo para o PT, como apontam as investigações da Lava Jato.
Lula afirmou que não tinha conhecimento dos fator revelados na Operação Lava Jato e que não acredita que os partidos da base aliada tenham obtido vantagens indevidas em contratos da estatal e atribuiu as denúncias a um processo de criminalização do PT.
Vladimir NettoBrasília, DF/G1

OBRIGADO PELA VISITA!